Telefones

Data Center com Eficiência Energética

Devido ao custo de geração de energia elétrica elevada e pelo fato de a matéria-prima para sua obtenção não ser inesgotável, o consumo de energia precisa ser, cada vez mais, moderado ou até reduzido. Um Data Center, por exemplo, pode consumir uma quantidade de energia equivalente a milhares de residências!

 Na atual conjuntura econômica, em que empresas e indústrias buscam redução de custos e mais competitividade, cada Watt poupado é precioso. Existe ainda a crescente consciência sobre a redução do consumo de recursos naturais e um maior envolvimento com a sustentabilidade do planeta. Então, traçar um plano de eficiência energética é um passo importante e estratégico.

 

Otimizando o consumo de energia do
Data Center

 O Data Center utiliza energia elétrica para realizar o processamento e armazenamento das informações. O consumo de energia dos servidores chega a comprometer, em média, entre 50% e 60% do consumo total de energia.  Os demais gastos são provenientes dos equipamentos de infraestrutura como ar condicionado, UPS, transformadores e outros dispositivos elétricos. Para diminuir essa demanda e o comprometimento de uma verba tão relevante, é importante investir em alternativas existentes no mercado que melhoram o desempenho com o menor gasto de energia possível.

 A busca pela economia deve iniciar-se ainda na fase de projeto do Data Center. Há sempre espaço para reduzir o consumo de energia em cada sistema que o compõe. A localização física, por exemplo, pode propiciar maior ou menor consumo energético devido às condições climáticas da região. A arquitetura do edifício e os materiais empregados na construção também têm impacto significativo no consumo energético. No sistema elétrico, a escolha criteriosa da topologia e dos equipamentos de acordo com sua natureza (cabos, transformadores, UPS, etc.) pode proporcionar uma diminuição do consumo energético.

 Outro sistema de relevante importância é o de refrigeração, um grande “vilão” de energia. A escolha dos equipamentos de climatização deve ser muito bem ajustada à realidade do projeto, considerando a localidade e outras variáveis.

 A Aceco TI projeta os Data Centers que constrói visando a economia de recursos, especialmente a otimização dos gastos com energia elétrica. Por meio do cálculo do PUE (Power Usage Effectiveness – Eficácia no Uso de Energia), equipes de Design e Engenharia desenham a infraestrutura de TI de modo a garantir o menor uso de energia elétrica possível para assegurar a operação ininterrupta do ambiente.