Telefones

Mudança de Data Center: entenda as etapas de um Moving

mudanca data center.jpg

Empresas de diferentes segmentos e portes que precisam mover equipamentos, seja de um Data Center para outro ou em caso de ampliação da infraestrutura, muitas vezes postergam essa decisão por um simples motivo: receio.

Mover equipamentos (hardware) é uma tarefa delicada e de risco, que exige muito planejamento e conhecimento.

Por isso, na hora de escolher um fornecedor de Moving é importante avaliar sua experiência e método de trabalho.

O Moving do Data Center deve ser feito em três etapas:


Pré-moving


Na etapa de planejamento, é importante que o fornecedor entenda todos os processos de funcionamento do Data Center, e saiba como documentá-lo, pois todo o mapeamento e inventários do ambiente serão úteis para mitigar os riscos de downtime não planejados durante o Moving.

Por exemplo, é fundamental compreender o tempo que o cliente disponibilizará para a paralisação dos sistemas, com o intuito de conseguir fazer as movimentações dentro do tempo acordado, sem prejudicar o funcionamento da empresa. O downtime planejado dos sistemas e serviços deve ser programado com pelo menos 20 dias de antecedência da data de movimentação do Data Center, a fim de que se consiga fazer um double check de consistência da documentação em relação ao processo de Moving.

Além disso, nessa etapa é feito o mapeamento e identificação de todos os componentes e serviços do Data Center, e são gerados documentações e registros fotográficos dos ambientes de origem, em que serão verificados o posicionamento de racks e equipamentos, corredores de movimentação e suas restrições nos locais, tanto de origem como de destino.

Por que isso é importante?


Porque é a oportunidade de analisar os processos que podem ser melhorados e, assim, redocumentar o ambiente, corrigindo as possíveis falhas e garantindo que tudo funcione perfeitamente, sem prejudicar o desempenho operacional do Data Center.


Moving



Na hora de realizar a mudança do Data Center, é fundamental que o fornecedor de serviços de Moving execute todo o plano de movimentação, de acordo com a estratégia definida no planejamento, e em conformidade com os procedimentos mapeados e documentados. Tudo  para garantir sua eficiência na integração com os demais fornecedores envolvidos nos processos, manter o plano de trabalho, identificar e analisar os riscos envolvidos e sinalizar à equipe técnica do cliente quando qualquer ponto de atenção possa comprometer as metas de prazo fixadas.

  New Call-to-action

Pós-moving


Assim que termina o processo de Data Center Moving, uma equipe técnica fica de plantão por um determinado período, após a total instalação e religamento do Data Center. Dessa forma, qualquer eventualidade relacionada ao Moving é tratada em tempo real.

É importante ter em mente que uma movimentação de Data Center nunca é igual a outra, mesmo que os equipamentos sejam iguais. Cada empresa tem uma configuração e modo de operar próprios e isso deve ser levado em consideração na etapa de planejamento do  moving.

Outro ponto que merece atenção é o risco de conduzir o processo manualmente e por conta própria. Por mais conhecedora do ambiente que a equipe seja, é comum que ocorram o esquecimento de detalhes essenciais para o pleno funcionamento do Data Center após a movimentação.

Mover o Data Center de local é realmente uma tarefa complexa, que exige muito conhecimento e experiências no assunto. Busque um parceiro que seja referência nesse serviço e garanta a mudança do Data Center sem comprometer seu funcionamento.
Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

New Call-to-action